quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Edvard Munch

Um dos mais famosos pintores conhecidos no mundo da arte, Edvard Munch é considerado segundo fontes um dos precursores do expressionismo. O norueguês nasceu em Loten na data de 12 de dezembro de 1863 e morreu em 23 de janeiro de 1944 na cidade de Ekely aos seus 80 anos. Aprendeu parte do que sabe sobre a arte quando frequentou a Escola de Artes e Ofícios de Oslo durante sua vida.

Em suas obras procurava refletir o que passou na infância (como a morte da mãe, a de duas de suas irmãs e a doença mental de sua outra irmã).

No ano de 1893, Munch recebe um convite para expor uma de suas obras em Berlim. E então em 1893, ele pinta o famoso “O Grito” (seu quadro mais famoso e o que principalmente lhe proporcionou fama). Também Munch pintou outras obras como: A Menina Doente, Amor e Dor, Cinzas, A Ponte etc.

Retomando o seu modo de pintar, ele utiliza a técnica de expressionismo como já dito acima. O expressionismo foi um “estilo” de fazer arte criado na Alemanha (por isso é também chamado de expressionismo alemão) que buscava refletir/expressar no papel um pouco das emoções/sentimentos do pintor. Segundo um trecho retirado de http://pt.wikipedia.org /wiki/Edvard_Munch: “Munch retratava as mulheres que pintava como sofredoras frágeis e inocentes, como causa de grande anseio, ciúme e desespero. Toda a obra está impregnada pelas suas obsessões: a morte, a solidão, a melancolia, o terror das forças da natureza.”
Para finalizar falaremos um pouco sobre a obra de Munch: “O Grito”. A obra é vista e analisada por ser uma per-sonagem em fase de profunda raiva/angústia. Retrata um local que realmente existe deno-minado doca de Oslofjord. Também achamos comentários de que Munch pintou O Grito pela desabafar seus traumas sofridos quando criança como a morte da mãe, a ruim relação familiar com o pai, se envolver com uma mulher casada, entre outros.


Enfim, a vida de Munch e principalmente suas obras que despertam em quem vê, na nossa opinião, uma certa ligação de se imaginar no lugar daquela pessoa pois atualmente não temos sossego e a vontade de “explodir” é grande, são muito curiosas. Gostamos e foi legal pesquisar sobre esse tema.





Grupo:

Bruno Pereira Nunes (Redação, pesquisa, postagem e imagens)
Guilherme César Chaves Julião (Pesquisa e redação)
Luís Gustavo Campos Beuttemmüller (Pesquisa e redação)

Turma: 7M4

Professor: João

Fonte: http://pt.wikipedia.org /wiki/Edvard_Munch

2 comentários: