segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A maior estrela do universo

Astrônomos descobriram a maior estrela já observada no Universo. Ela atende pelo nome R136a1, é azul e tem 300 vezes a massa do nosso Sol - que parece gigantesco visto da Terra, mas na verdade é uma estrelinha amarela das mais ordinárias.
Até agora, os astrônomos acreditavam que o limite de tamanho para estrelas era de 150 massas solares. Pode ser que existam estrelas ainda maiores no Universo, que nós só não vimos nem medimos até agora. O Universo é infinitamente maior do que a nossa capacidade de conhecê-lo.
Uma estrela com 300 vezes a quantidade de gás do Sol não quer dizer que ela é 300 vezes maior, pois massa e tamanho não são a mesma coisa. Na verdade, é possível um objeto ter muito mais massa e ser muito menor do que outro. Vide os buracos negros, que têm tanta massa espremida num espaço tão pequeno, que nem a luz consegue escapar de dentro deles.
A cor das estrelas é determinada pela sua temperatura, que por sua vez é determinada pela sua massa. Curiosamente, quanto maior e mais quente uma estrela, mais azul ela é. E quanto menor e menos quente mais vermelha será. A ilustração abaixo faz uma comparação entre uma anã vermelha (com 10% da massa do Sol), uma estrela amarela (igual ao Sol), uma anã azul (com 8 vezes a massa do Sol) e a gigante azul descoberta agora (com 300 vezes a massa do Sol).
A radiação produzida pela R136a1 é tão forte que exterminaria qualquer princípio de vida no planeta. Mas já imaginou se o nosso sol fosse azul em vez de amarelo? Toda nossa percepção de cores seria completamente diferente!
A descoberta foi feita pela equipe do astrofísico Paul Crowther, da Universidade de Sheffield, usando o Very Large Telescope (VLT) do ESO, no Chile, e dados de arquivo da Nasa. A imagem mostra um zoom da Nebulosa da Tarântula, dentro da qual está encubado o aglomerado de estrelas R136. A superstar do grupo, R136a1 é, obviamente, o ponto mais brilhante na foto. Aliás, ela é quase 10 milhões de vezes mais luminosa que o Sol.



Porque olhar para o céu?









Estrela Parruda




Astrônomos britânicos descobriram o que se acredita ser a estrela de maior massa do universo, a massa atual do astro é 265 vezes maior que a do Sol e a luminosidade cerca de 10 milhões de vezes mais intensa.
A estrela, batizada de RMC 136a1, faz parte do agrupamento de estrelas jovens RMC 136a, que fica em uma galáxia vizinha à nossa, a Grande Nuvem de Magalhães, a 165 mil anos-luz de distância. Nessa Nuvem encontra-se N64, que mostra os restos dispersos de uma explosão cósmica da super nova.
Esse agrupamento e o agrupamento NGC 3603 – a 22 mil anos-luz do sol, na Nebulosa da Tarântula – foram apelidados de “fábricas de estrelas“, já que novos astros se formam constantemente a partir da extensa nuvem de gás e poeira das nebulosas.
Embora a R136a1 seja a estrela de maior massa já encontrada, outras estrelas menos densas e com diâmetros maiores que a dela já eram conhecidas pelos astrônomos.
O mais interessante disso tudo é que uma estrela desse tipo é muito rara e sua explosão afetaria a dinâmica do universo. A estrela, hoje, está na metade do seu tempo de vida, mas as estrelas com o passar do tempo vão perdendo massa, tem que classificar qual seria o destino desse astro.





Nebulosa Rosette



Nebulosa Rosette, um berçário estelar a cerca de 5.000 anos-luz da Terra, na constelação de Monoceros, e grupos de estrelas em vários estágios de desenvolvimento.
A imagem divulgada pela agência espacial norte-americana NASA, obtida pelo Observatório Espacial Herschel, é formada por dados de radiação infravermelha emitida por poeira cósmica.
As manchas brilhantes contêm estrelas em estágio embrionário, que devem crescer atingindo uma massa dez vezes maior que a do sol. Os pequenos pontos próximos ao centro da imagem são embriões estelares de massa menor. E a nebulosa Rosette propriamente dita e seu grupo próprio de estrelas está localizada à direita na imagem.

Qual é o tamanho do universo?

             O universo há muito nos cativa com suas imensas escalas de distância e tempo. Até que ponto ele estica? Onde isso vai parar e o que está além de seus campos de estrelas e fluxos de galáxias se estendendo tanto quanto os telescópios podem ver? Essas questões estão começando a produzir uma série de extraordinárias novas linhas de investigação e tecnologias que estão nos levando a explorar os reinos mais distantes do cosmos, mas também no comportamento da matéria da energia na menor das escalas. A resposta vem de uma teoria que descreve o nascimento do universo, no primeiro instante de tempo.

Grupo: Yann,Alexandre,Gabriela (pesquisa e produção)
            Felipe (pesquisa e imagens)

Fonte : pt.wikipedia.org
           blogs.estadao.com.br/herton.../a-maior-de-todas-as-estrelas 




         
      



Nenhum comentário:

Postar um comentário