quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Profissões


Bem, profissão é um tema muito importante: é o que você vai fazer o resto da sua vida. Por isso, tem que ter muito cuidado na hora de decidir... É na adolescência que você tem realmente que começar a pensar sobre isso. É um período difícil, cheio de dúvidas e perguntas não respondidas, mas você precisa resolver essa questão, é muita responsabilidade! Então, para dar uma ajuda, como é o nosso primeiro post, dividimos as duas áreas de profissões (exatas e humanas), falando de suas características e de que profissões elas são compostas. Também fizemos uma entrevista com jovens que estão nessa fase de decisão. Aproveitem! (:







Exatas

As Ciências Exatas incluem cursos de Ciências Básicas, Engenharias e Informática, além das Licenciaturas (Licenciatura é uma habilitação concedida a quem cursou disciplinas pedagógicas. O profissional pode trabalhar na Educação Básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio)
Além das atividades formais do curso, os estudantes que optam por carreiras da área de Ciências Exatas realizam atividades extraclasse dentro ou fora da própria Universidade, por intermédio de estágios extracurriculares ou desenvolvendo projetos de iniciação científica e extensão universitária, complementando sua formação e adquirindo experiência, que será de fundamental importância para seu começo no mercado de trabalho ou ingresso em programas de pós-graduação.
Nas Ciências Básicas, o mercado ainda se compõe principalmente de atividades de desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica, concentradas em universidades e institutos de pesquisa. Porém, nos dias atuais é necessário inovar na indústria, e para isso o conhecimento de físicos, químicos, engenheiros e geólogos é muito bem-vindo.
O mercado de trabalho é amplo e está em franca expansão. Muitos estudantes formados pelas Engenharias estão sendo contratados antes de concluírem seus cursos, devido à carência de bons profissionais. Este fato é comum também nas carreiras de informática.
Os profissionais formados na área de Ciências Exatas têm obtido basante sucesso no mercado, podendo competir em condições de igualdade com profissionais formados pelas melhores instituições do País. Já existem cursos, inclusive, com alunos atuando no Exterior.
A falta de professores, em especial de Física, Química e Matemática no Brasil é muito grande. Segundo dados do Ministério da Educação, faltam mais de 100 mil professores destas áreas e os cursos de licenciatura têm contribuído de maneira bastante forte para diminuir este déficit.
Na maioria dos cursos, o estudante inicia cursando um período composto por disciplinas básicas das áreas de Matemática, como Cálculo Diferencial e Integral e Geometria Analítica; Física, como Mecânica, Calor, Termodinâmica, Eletricidade e Óptica; Química, como Química Geral e Inorgânica e Química Orgânica, além de disciplinas na área de Informática e Estatística. No segundo ciclo, geralmente a partir do segundo ano, têm início às disciplinas profissionalizantes, fase em que o aluno irá cursar disciplinas mais específicas e de conhecimento mais aprofundado na carreira escolhida.


Humanas

A área das Ciências Humanas abrange as profissões e carreiras que tratam primariamente dos aspectos humanos. Basicamente são apoiadas na filosofia (tentativa de compreenssão do homem e da sua sociedade), beleza (artes em geral, relacionadas ao entretenimento ou à cultura) e comunicação (questão da informação, questão da política e questão da linguística).
A vida dos profissionais da área de Humanas não é só feita de teoria. Na maior parte das vezes, o conhecimento adquirido nos livros é transformado em ações concretas. Eles encontram colocação em órgãos do governo, escolas, organizações não-governamentais e empresas privadas. Todos os profissionais devem ter habilidade para interagir com os outros, trabalharem em equipes multidisciplinares, gostar de refletir, ler e acompanhar de perto as mudanças da vida social.
O censo do Ministério da Educação comprovou que a área de Humanas formou em 2005, cerca de quatro mil alunos na área de Humanas, em mais de 8 mil cursos espalhados em todo o Brasil.
Segundo o diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião – FAFIR/UFJF, professor Antonio Carlos Magalhães, o mercado de trabalho está aberto e repleto de perspectivas, contanto que professores e alunos desta área não fiquem por demais presos aos esquemas tradicionais, e complementa: “O mercado procura pessoas das mais diferentes áreas profissionais que tenham uma formação humanista ampla. O economista, o jornalista, o empresário, o advogado, todos podem e precisam ter formação mínima na área de Humanas.”
O curso de Filosofia, inserido nesta área, responsável pela formação de filósofos, sociólogos e outros profissionais, prepara possíveis construtores de uma sociedade com pensamento crítico e capacidade reflexiva, pessoas que aprofundam pensamentos e ideias. Para o professor doutor em Ciências da Religião, “a área de Humanas serve para que a vida não seja restrita a números, à manipulação da informação, à cultura de superficialidade, da mercantilização, para que a vida humana não se torne vazia de sentido.”

 
Algumas dicas para a escolha da profissão:
·         Procure conversar com pessoas da área, ouvir o que elas têm a dizer;
·         Busque uma orientação pedagógica qualificada nos Cursos da área. É sempre importante ouvir a opinião de quem já está atuando;
·         Leia sobre o que pretende fazer;
·         Encare os cursos na área como possibilidades profundas de crescimento intelectual, de formação de vida, de descortinar de horizontes que tornem a vida melhor e mais bela;
·         Procure ser o melhor possível naquilo que você faz. Não se contente em ser aprovado na disciplina, mas faça diferença na conquista de conteúdos e no aprofundamento do conhecimento. Isto servirá, com certeza, para o seu trabalho no mercado, e também para sua vida. Um bom curso é aquele que tem a capacidade de nos tornar pessoas melhores, além de formar profissionais competentes.


 
Entrevista
Pergunta: Qual curso pretende cursar na faculdade?
Luiz Gustavo, 17 anos: Biologia
Thais Bucci, 17 anos: Medicina
Rafaela, 15 anos: Medicina
Patrícia, 16 anos: Fotografia
Denise, 16 anos: Medicina
Beatriz, 15 anos: Advocacia

E você, qual curso pretende cursar ou está cursando? :D


Grupo:
“Profissões” eAlgumas dicas para a escolha da profissão
-Nara Castro da Silva Andrade

“Exatas”
- Julia Contrigiani Chaves

Humanas”
- Larissa Moreira Mautoni
“Entrevista”
- Ana Luiza H. Silva Freire




Nenhum comentário:

Postar um comentário