sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mitologia Egípcia

Falaremos nesse post um pouco sobre a mitologia egípcia. Ela foi baseada em ideias ou até histórias que aconteceram de verdade há milhares de anos atrás com o povo egípcio e abrange temas que explicam o universo, a criação do mundo e fenômenos naturais, dentre outros. Essas “charadas” para a época chamavam a atenção das pessoas que, por sua vez, criavam uma ficção a fim de explicar seu ponto de vista sobre o assunto. A mitologia egípcia foi pouco (quase nada) transmitida por gerações. O maior modo pelo qual ela chegou até nós foram os registros escritos, pinturas etc.

Os deuses egípcios são representados muitas vezes em forma humana, mas também na forma de animais. Abaixo estão algumas informações dos mais importantes deuses da mitologia egípcia. Observe:

Rá ou Ré é o deus do Sol. O principal centro de seu culto era a cidade de Heliópolis, onde era identificado como o deus solar local. Segundo uma das versões do mito, todas as formas de vida teriam sido criadas por Rá, que as chamou à existência pronunciando seus nomes secretos.

Ísis é considerada modelo da mãe e da esposa ideais, protetora da natureza e da magia. Era a amiga dos escravos, pescadores, arte-sãos, oprimidos, assim como a que escutava as preces dos opulentos, das donzelas, aristocratas e governantes. Ísis é a deusa da maternidade e da fertilidade e também é conhecida como a deusa da simplicidade, protetora dos mortos e deusa das crianças.

                        Bastet é considerada deusa do sol e da fertilidade, além de protetora das mulheres grávidas. Também tinha o poder sobre os eclipses solares. Quando os gregos chegaram no Egito, eles associaram Bastet com Artemis (deusa grega da estratégia) e ela deixou de ser a deusa do sol para ser a deusa da lua. É representada como uma mulher com cabeça de gato, como uma mulher normal com um grande brinco, um colar e um cesto ou até mesmo como um simples gato.

Anúbis: filho de Osíris e Néftis, também conhecido como Anupu, ou Anupo, é o antigo deus egípcio da morte ou considerado deus do submundo. Conhecido como deus do embalsama-mento, presidia as mumi-ficações e era também o guardião das tumbas.

Osíris era um deus da mitologia egípcia associado à vegetação e à vida no Além. Osíris governou a terra, tendo ensinado aos seres humanos as técnicas necessárias à civilização, como a agricultura e a domesticação de animais. Osíris é apresentado como filho de Geb e Nut, tendo como irmãos Ísis, Néftis e Seth. Ísis não era apenas sua irmã, mas também a sua esposa. Osíris foi morto por Seth, seu irmão.

Seth é o deus egípcio da violência e da desordem, da traição, do ciúme, da inveja, do deserto, da guerra, dos animais e serpentes e o deus da tempestade. Era marido e irmão de Néftis. Seth matou Osíris por inveja e foi morto pelo filho de Osíris com Íris, Hórus.
Néftis é representante das terras áridas e secas do deserto e da morte. Ela ajudou Ísis a recolher os pedaços de Osíris quando Seth o destruiu. Quarta filha de Nut e Geb. Irmã de Osíris, Ísis e Seth. Néftis casou-se com Seth, seu irmão. Após uma briga com o marido, Néftis fantasiou-se de sua irmã, Ísis. Osíris, marido de Íris, teve relações com ela. Dessa união, nasceu Anúbis, deus dos embalsamadores.


Hórus é o deus dos céus, título adquirido após a morte de seu pai Osíris. Matou Seth, tanto por vingança pela morte do pai, como pela disputa do comando do Egito. Após derrotar Seth, tornou-se o rei dos vivos no Egito. Perdeu um olho lutando com Seth, que fora substituído por um amuleto de serpente. É representado com cabeça de falcão e os olhos um como Sol e outro como Lua.

Geb é o deus egípcio da terra, e também é considerado deus da morte, pois acreditava-se que ele aprisionava espíritos maus, para que não pudessem ir para o céu. Suas cores eram o verde (vida) e o preto (lama fértil do Nilo). É o suporte físico do mundo material, sempre deitado sob a curva do corpo de Nut. É o responsável pela fertilidade e pelo sucesso nas colheitas. É sempre representado com um ganso sobre a cabeça, nas pinturas. Seu animal representante era o ganso. E ele era comumente representado usando uma coroa com uma pluma e chifres em forma de carneiro.

        Nut é muitas vezes representada sob a forma de uma vaca (resultado de uma metamorfose que passou) ou por uma belíssima mulher, trazendo o disco solar orlando sua cabeça. Com o seu corpo alongado, coberto por estrelas, forma o arco celeste que se estende sobre a terra. É como um abraço da deusa do céu sobre Geb, o deus da Terra.

Grupo:

Bernardo de Mello Scheer do Amaral (Pesquisa e redação)
Bruno Pereira Nunes (Pesquisa, redação, postagem e busca de imagens)
Guilherme César Chaves Julião (Pesquisa e redação)
Luís Gustavo Campos Beuttemmüller (Pesquisa e redação)

Turma: 7M4

Professor: João

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/
http://magiadooriente.vilabol.uol.com.br/mitologia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário