quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mitologia grega

Mitologia, em geral, é o conjunto de mitos (desde as histórias sobre uma cultura distinta até as lendas gregas, romanas e egípcias). Mito pode ser classificado como um relato de fatos religiosos ou de crenças de determinado local para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais, enfim, coisas não explicadas cientificamente que chamaram a atenção de nossos antepassados. Eles envolvem, em quase todas às vezes, forças sobrenaturais ou deuses. O modo pelo qual ela chegou até nós varia, muitas foram escritas, esculpidas, desenhadas e preservadas; já outras foram passadas de geração em geração.

Mas nesse post falaremos especificamente da mitologia grega. Essa “espécie” de mitologia foi passada por meio de peças escritas, partes da literatura grega, e pelas pinturas e esculturas. Abrange famosos e conhecidas fontes literárias como: Ilíada e Odisséia (Homero), Teogonia e Os Trabalhos e os Dias (Hesíodo), diversos documentos de poetas como Plutarco e Pausanias, e mais. Muito do que sabemos sobre a mitologia grega vem de desenhos em cerâmica, escritos, esculturas, entre outros.

Contudo, figuras mitológicas são comuns não só na mitologia grega como em outros mitos. Abaixo se encontra a descrição de alguns deuses gregos vindos dessa riquíssima mitologia:

Zeus: Considerado o rei dos deuses na mitologia grega, soberano do Monte Olimpo, deus dos céus e do trovão. Simbolicamente é representado pelo relâmpago, águia, touro ou carvalho. Filho dos titãs Cronos e Reia e casado com Hera (deusa do casamento). É conhecido por suas aventuras eróticas, que resultaram em muitos descendentes, entre deuses e semi-deuses, como: Atena, Apolo Artêmis, Hermes, Perséfone, Deméter, Dioniso, Perseu e Héracles. Obs: deuses são filhos da junção de dois deuses; semi-deuses são filhos resultados da junção de um deus com um humano.


Poseidon: Regido deus do supremo mar, dos terremotos e dos cavalos. Alguns dos símbolos associados à Poseidon são o tridente e o golfinho. Como primeiro filho de Cronos e Reia, é um dos três grandes deuses do Olimpo (o irmão mais velho).








Hades: É conhecido na mitologia grega como o deus do Mundo Inferior e dos mortos. Filho de Cronos e Reia é um dos três grandes e governa seus domínios com a ajuda de Perséfone (filha de Démeter supostamente raptada por Hades).




Atena: Considerada na mitologia grega deusa da sabedoria e da estratégia. Uma curiosidade é que ela nasceu já adulta com elmo, armadura e escudo quando Zeus, durante uma guerra, sentiu uma forte dor de cabeça e Hefesto (deus ferreiro e do fogo) lhe deu uma machadada na cabeça. De lá saiu Atena que, com sua inestimável inteligência, ensinou aos homens como pescar, usar arco-e-flecha, costurar e dançar. Seu principal símbolo é a coruja.

                           Apolo: Com paternidade de Zeus e Leto e tendo Ártemis como seu irmão gêmeo, foi um dos mais citados deuses no livro Ilíada. É descrito como o deus do sol e da luz da verdade, sendo protetor de pastores, marinheiros e arqueiros. E mesmo com muitos “amores”, não conseguiu nenhum filho deus, mas foi pai de muitos semi-deuses.


Ares: É filho do famoso Zeus e Hera e é considerado o deus da guerra. Embora sua meia irmã Atena já fosse deusa da guerra, ela prega a parte da sabedoria, enquanto Ares domina a parte da guerra selvagem (com violência). Abutres e cães que se alimentam de cadáveres nos campos de batalha são sagrados por Ares e simbolizam-o.


                        Ártemis: É uma deusa ligada superficialmente, a sobrevivência selvagem. Considerada filha de Zeus e Leto (irmã de Apolo) durante sua vida se associou como deusa da luz da lua e da magia. Prometeu que seria virgem para sempre, sendo vista como uma das mais puras castas dos deuses. É representada, muitas vezes, como caçadora vestida de túnica, calçada de coturno, um arco na mão e um cão ao seu lado; outras vezes é retratada acompanhada das suas caçadoras, fiéis companheiras.


Afrodite: Considerada a deusa grega da beleza e do amor. Existem duas versões pelas quais Afrodite nasceu: uma em que Zeus e Dione tiveram Afrodite como filha; outra em que Urano é castrado por Cronos e seus testículos foram atirados a mar aberto. Conta-se que o semêm de Urano deu origem a uma espuma no mar (aphros em grego) de onde Afrodite surgiu e também originando seu nome.


                                                               Hefesto: Deus ferreiro da mitologia grega que representava o fogo e os metais. Entre suas forjas se encontram a égide (escudo usado por Zeus em sua batalha contra os titãs) e Pandora. Ergueu laços matrimoniais com Afrodite e um de seus maiores inimigos era Ares (deus da guerra).



Hermes: Considerado o deus dos viajantes, dos ladrões, da medicina e mensageiro dos deuses. Inventou o fogo, os sacrifícios, as sandálias mágicas e a lira. Como relatado, era responsável de guiar os mortos para o submundo governado por Hades. Uma curiosidade é que seu título como ladrão se deve por, no seu primeiro dia de vida, furtou cinqüenta vacas de seu irmão Apolo.


Contudo, consideramos a mitologia grega muito interessante. O modo pelo qual todas as qualidades e habilidades humanas são divididas entre os deuses, como são mencionadas criativas histórias da criação de cada deus, etc. Enfim, gostamos muito desse tema.

Um comentário:

  1. João
    quando colocávamos a fonte e a divisão de tarefas do grupo não conseguiamos postar o texto. Então a fonte e a divisão estão aqui:

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/

    Grupo:

    Bernardo de Mello Scheer do Amaral (Pesquisa, redação e busca de imagens);

    Bruno Pereira Nunes (Pesquisa, redação e busca de imagens);

    Guilherme César Chaves Julião (Pesquisa e redação);

    Luís Gustavo Campos Beuttemmüller (Pesquisa e redação).

    ResponderExcluir