sábado, 24 de julho de 2010

DROGAS


Droga, narcótico, entorpecente ou estupefaciente são nomes usados para denominar substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos. Droga, em seu sentido original, é um termo que pode ir desde o carvão à aspirina. Todavia, há um uso mais restritivo do termo, ou seja, que não é bom. Ela representa qualquer produto alucinógeno (ácido lisérgico, mescalina etc.) que leve à dependência química e a qualquer substância ou produto tóxico como o fumo, álcool etc., que quando usado de forma excessiva trazem malefícios à saúde, sendo um sinônimo assim para entorpecentes. Droga é toda e qualquer substância natural ou sintética que ao entrar no organismo altera suas funções. As drogas naturais são aquelas retiradas de plantas, animais ou minerais. Exemplos: a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da cannabis sativa, a maconha). Já as drogas sintéticas são aquelas preparadas em laboratório, sendo necessário o uso de técnicas especiais. A palavra droga tem vários sentidos mas, popularmente, é utilizada para definir uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo as pessoas, alterando-lhes as funções, as sensações, o humor e o comportamento.

As drogas são divididas em três classes: as estimulantes, os depressores e os perturbadores mentais:

• Depressivas - diminuem a atividade cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro. Exemplos: álcool, barbitúricos, maconha, diluentes, catamina, cloreto de etila ou lança perfume, clorofórmio, ópio, morfina, heroína, e inalantes em geral (cola de sapateiro tc).

• Psicodistrópticas ou alucinógenas (drogas pertubadoras) – têm por característica principal a despersonalização em maior ou menor grau. Exemplos: cogumelos, LSD, MDMA ou ecstasy e DMT.

• Psicotrópticas ou estimulantes - produzem aumento da atividade pulmonar, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Exemplos: cocaína, crack, cafeína, teobromina (presentes em chocolates), GHB, metanfetamina, anfetaminas (bolinha, arrebite), pracempa etc.











CrackCocaína
                
                                 
                      









Grupo:

Redação: João Gabriel Corrêa da Silva

Pesquisa Geral: Miguel Wenzel de Vasconcellos Santos e Antônio Pedro

Fonte de pesquisa: Wikipédia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário